Quando começar a vacinar seu cãozinho?

A gente sabe que dá um aperto no coração ver seu amiguinho pet tomando vacina, mas essa é a hora de ser forte. E pode acreditar. Esse esforço é fundamental para a saúde do seu cãozinho.

Vacinas V8 e V10

A rotina das vacinas começa desde cedo. Entre 30 e 60 dias de vida, depois de muito brincar, pular e ser apertado por você e sua família, é chegada a hora de o filhote tomar a vacina V8 ou V10, após a avaliação do veterinário sobre a quantidade exata de dias. Ambas são consideradas essenciais, pois impedem diversas doenças, como as famosas cinomose e leptospirose. Até o final do 4º “mesversário” do seu bichano, ele já terá tomado todas as doses.

Antirrábica

Outro tipo de vacina considerado essencial é o da raiva. Esta, no entanto, é ministrada em dose única! A partir do 4º mês de vida do pet ele já estará pronto para ganhar esta proteção super importante para um crescimento saudável e sem sustos.

Vacinas não essenciais

Existem também outras vacinas consideradas “não essenciais”. A contra “tosse de cachorro”, por exemplo, que é transmitida pelas gotículas eliminadas na tosse e no espirro dos cães, é muito indicada para cachorros que frequentam constantemente creches. Já a de leishmaniose tem sua maior incidência em áreas com problemas de saneamento básico e calor excessivo.

Raiva, cinomose, parvovirose, hepatite, coronavirose, não importa o nome da doença. O fato é que deixar a vacinação do seu amigão de quatro patas de lado o torna vulnerável a enfermidades graves e muitas vezes fatais.

Quer uma dica? Uma não, duas! Faça visitas frequentes ao veterinário e tenha sempre em mãos um profissional de sua confiança.